Políticas e Impactos Relativos aos Riscos de Sustentabilidade

Consciente da importância em desenvolver estratégias de negócio sustentáveis, de forma a mitigar os riscos de sustentabilidade, bem como dos desafios que a economia de baixo carbono e eficiente na utilização de recursos exige do setor segurador, a GamaLife, no âmbito da sua atividade, ainda não tem produtos na sua oferta em que os investimentos subjacentes tenham em conta a avaliação dos fatores de sustentabilidade adversos descritos nos critérios da UE.

Ciente de que há um longo caminho a percorrer e como elemento-chave da sua estratégia, a GamaLife pretende, num futuro próximo, assegurar o desenvolvimento e o lançamento de produtos de seguros na sua oferta que promovam uma economia mais verde, circular e inclusiva, desta forma reduzindo as emissões de CO2 no nosso planeta.


Princípios de Investimento Sustentável da GamaLife

Na GamaLife, reconhecemos a importância de investir de forma responsável, considerando não apenas os retornos financeiros, mas também os impactos sociais e ambientais das nossas decisões de investimento. Como tal, estabelecemos os seguintes Princípios de Investimento Sustentável incluídos na Política de investimento da GamaLife:

Exclusão de Setores Sensíveis.

É proibido o investimento em empresas cuja atividade principal envolva:

– Extração de carvão, devido ao seu impacto negativo no meio ambiente e contribuição para as mudanças climáticas;

– Produção e comércio de armas convencionais e controversas, visando promover a paz e a segurança global;

– Entretenimento para adultos e jogos de azar, em respeito aos valores éticos e morais.

– Produção de tabaco, devido aos seus efeitos nocivos para a saúde pública.

Respeito aos Direitos Humanos.

Não serão realizados investimentos em empresas e países sujeitos a sanções internacionais relacionadas à violação dos direitos humanos.  Na eventualidade de algum requisito não ser cumprido, a GamaLife tomará as ações necessárias junto das entidades gestoras para que a situação seja corrigida de uma forma compatível com a perspetiva económica de uma gestão razoável e sustentável.

Transparência e Prestação de Contas.

A GamaLife compromete-se a fornecer total transparência, em conformidade com a regulamentação vigente, sobre todas as informações “ESG” relacionadas à sua carteira de investimentos.

Avaliação Contínua e Revisão da Política de investimentos.

A Política de Investimento será revista regularmente também para garantir a sua eficácia e alinhamento com os mais recentes desenvolvimentos em sustentabilidade e melhores práticas de investimento responsável, considerando a integração dos princípios de sustentabilidade como parte essencial das decisões de investimento.

Na GamaLife, estamos comprometidos em investir de forma sustentável, procurando não apenas retornos financeiros sólidos, mas também contribuindo para um mundo mais justo, seguro e ambientalmente saudável para as gerações futuras.