Lisboa, 31 de outubro de 2023. No primeiro semestre de 2023, a GamaLife manteve o seu trajeto de crescimento estável, tendo aumentado de forma muito expressiva o volume da produção total, sustentada num sólido excedente de capital para efeitos regulamentares.
Entre janeiro e junho, a produção total da Companhia atingiu 305 milhões de euros, o que compara com 137 milhões de euros registados no período homólogo. Este aumento é fruto do crescimento do negócio em Portugal, ao que se soma ainda o resultado do primeiro semestre completo de prémios em Itália.
Em Portugal, a GamaLife fechou o semestre com uma produção de 238 milhões de euros (subida de 101 milhões de euros) ocupando, a 30 de junho, o 4º lugar no ranking das seguradoras Vida em Portugal, com uma quota de mercado de 9,0% (4,2% e 7º lugar em junho de 2022).
A junho de 2023, os Fundos Próprios Elegíveis para efeitos de Solvência II eram de 642 milhões de euros, o que representa um crescimento de 4,5% face a 2022, e o Rácio de Cobertura do Requisito de Capital de Solvência aumentou 12 pontos percentuais, situando-se em 211%.
A partir de 1 de janeiro de 2023, a GamaLife adotou a IFRS 17, norma contabilística para a mensuração dos contratos de seguro, tendo o resultado líquido, não auditado, do primeiro semestre de 2023 sido de 63,7 milhões de euros – aumento de 45% face ao mesmo período do ano anterior também em base IFRS 17. Este resultado reflete ganhos não recorrentes resultantes da redução da componente de perdas nos produtos financeiros portugueses, bem como a libertação prevista da margem de serviços contratuais (CSM em inglês) da sucursal de Itália.
“Estamos orgulhosos por manter a nossa rota de crescimento e a confiança de cerca de 520 mil clientes em Portugal e Itália. Este foi o primeiro semestre completo onde consolidámos a nossa visão de uma seguradora pan-europeia, e os resultados obtidos deixam-nos muito otimistas para o futuro”, afirma Matteo Castelvetri, CEO da GamaLife.
A 30 de junho, os Capitais Próprios em IFRS da Seguradora totalizavam 226 milhões de euros, na sequência da transição para a IFRS17 (contratos de seguro) e da adoção da IFRS 9 (instrumentos financeiros) que abrange os contratos de investimento.
Consulte AQUI o Relatório & Contas do primeiro semestre de 2023
Sobre a GamaLife
GamaLife é uma plataforma pan-europeia de seguros de vida e gestão de riqueza fundada em 2019 e que opera principalmente nas áreas da tecnologia e sustentabilidade.
No final de 2022, a GamaLife era o terceiro maior grupo segurador em Portugal por ativos, com 9,4 mil milhões de euros em ativos sob gestão.
No 1º semestre de 2023, a GamaLife era o quarto grupo segurador em Portugal no ramo vida, com uma quota de mercado de 9%.
O volume total de negócios da Companhia no 1º semestre de 2023 ascendeu a mais de 305 milhões de euros, tendo a mesma 8,3 mil milhões de euros em ativos sob gestão em Portugal e Itália.
A missão da GamaLife é servir o cliente final nas suas preocupações de proteção e poupança; servir os canais de distribuição com níveis de excelência de serviço e consolidar o negócio e a sua estrutura organizacional, acrescentando valor para os acionistas e empregados.
Para mais informações, ver www.gamalife.pt ou contacte:
Hugo Real | hr@cunhavaz.com | 927 997 948 (Press)
Lourenço Galvão | lsg@cunhavaz.com | 910 127 228 (Press)
investidor@gamalife.pt (Investidores)