Lisboa, 13 de abril de 2023. A GamaLife encerrou 2022 com uma forte posição de capital e com maiores e mais diversificadas fontes de receitas após a aquisição de uma unidade de negócios através da sua sucursal italiana.
Com 9,4 mil milhões de euros em ativos, a GamaLife é agora o terceiro maior grupo segurador em Portugal e posiciona-se num grupo restrito de entidades consolidadoras no mercado europeu de seguros de vida.
A 31 de dezembro de 2022, os Fundos Próprios Elegíveis Solvência II da GamaLife eram de 615 milhões de euros, o que representa um aumento de 88 milhões de euros em relação ao ano anterior. Este montante reflete a aquisição da unidade de negócio em Itália e o reembolso de 45 milhões de euros de dívida subordinada Tier 2 no 4º trimestre.
O Requisito de Capital de Solvência regulamentar (RCS) da GamaLife, a 31 de dezembro de 2022, era de 310 milhões de euros, o que representa um aumento de 156 milhões de euros face ao ano anterior. Este aumento significativo deve-se à incorporação da carteira adquirida pela sucursal italiana. O rácio de cobertura de Solvência era, a 31 de dezembro de 2022, igual a 199%.
Os fundos próprios IFRS da GamaLife são de 276 milhões de euros, apresentando, assim, um aumento de 17%.
O volume de produção da GamaLife no ano de 2022 atingiu 271 milhões de euros. A diminuição de 63% na produção em Portugal, para 220 milhões de euros, foi principalmente impulsionada por uma diminuição nas vendas de produtos unit-linked, parcialmente compensada por um aumento dos produtos garantidos e um desempenho estável em produtos de risco.
Em 2022, o resultado líquido da Companhia foi de 311 milhões de euros, o que representa um aumento significativo em comparação com os 42,5 milhões de euros registados no ano anterior. Para além das receitas operacionais verificadas em Portugal e em Itália, no mês de dezembro, existiram fatores materiais não recorrentes que muito influenciaram estes valores. Foi registado um ganho extraordinário no balanço de abertura da sucursal italiana, refletindo o justo valor do negócio adquirido ao abrigo das normas contabilísticas, e uma variação significativa na provisão técnica para compromissos de taxas (o teste de adequação de responsabilidade ou reservas “LAT”), devido à subida acentuada das taxas de juro durante o ano.
“O ano de 2022 foi muito importante para a GamaLife. Concluímos a aquisição em Itália, naquele que foi o primeiro passo para a construção da nossa visão de uma empresa pan-europeia sediada em Portugal. Em Itália, acrescentámos mais de 180.000 novos clientes aos 340.000 já existentes no final de dezembro, e estabelecemos acordos com mais de 400 agentes e corretores de seguros e com quase 60 parceiros bancários. Também recebemos novos colegas de várias instituições, incluindo da Zurich, que se juntaram à nossa sucursal em Milão”, disse Matteo Castelvetri, CEO da GamaLife.
Acrescentando que: “Num ano marcado por um dos maiores aumentos nas taxas de juro e pelo fraco desempenho de todas as classes de ativos, tivemos de ser ágeis e ajustar os nossos caminhos à nova realidade. Em Portugal, as vendas de produtos unit-linked revelaram-se difíceis, pelo que decidimos reabrir os produtos garantidos, que continuam a ter um forte desempenho em 2023. Como sempre, continuamos empenhados em ser uma organização sólida ao serviço dos seus clientes, funcionários e parceiros”.
Consulte AQUI o Relatório & Contas de 2022 e o Relatório de Solvência 2022
Acerca da GamaLife
GamaLife é uma plataforma pan-europeia de seguros de vida e gestão de riqueza fundada em 2019 e que opera principalmente nas áreas da tecnologia e sustentabilidade.
No final de 2022, a GamaLife era o terceiro maior grupo segurador em Portugal por ativos, com 9,4 mil milhões de euros em ativos sob gestão.
Em Portugal, o volume total de negócios da Companhia em 2022 ascendeu a 220,1 milhões de euros. No final de 2022, a GamaLife era a sétima maior seguradora do país em prémios de Vida, com uma quota de mercado de 3,7%.
A missão da GamaLife é servir o cliente final nas suas preocupações de proteção e poupança; servir os canais de distribuição com níveis de excelência de serviço e consolidar o negócio e a sua estrutura organizacional, acrescentando valor para os acionistas e empregados.
Para mais informações, ver www.gamalife.pt ou contacte:
Hugo Real | hr@cunhavaz.com | 927 997 948 (Press)
Lourenço Galvão | lsg@cunhavaz.com | 910 127 228 (Press)
investidor@gamalife.pt (Investidores)