Apesar do contexto macroeconómico, a GamaLife continua a investir no seu negócio, e mantém uma sólida posição de capital graças ao seu perfil de risco conservador.
A produção no primeiro semestre de 2022 mostra resultados muito estáveis em produtos de risco, situando-se nos 28,8 milhões de euros, valor que compara com os 28,7 milhões registados em 2021, enquanto a produção em produtos de poupança desceu de 240 milhões de euros para 108 milhões, devido à elevada volatilidade do mercado que afeta as vendas de Contratos de Investimento.
Os custos semestrais aumentaram de 11,2 milhões de euros para 11,7 milhões, refletindo novos recrutamentos, assim como custos de projetos, tais como a preparação para a implementação da IFRS17 e IFRS9, e a anunciada aquisição em Itália.
Globalmente, no semestre a GamaLife registou um lucro líquido de 86,4 milhões de euros, um aumento de 142% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, o resultado líquido foi impulsionado principalmente pela quase total libertação da provisão para compromissos de taxa (Liability Adequacy Test), num total de 109 milhões de euros antes de impostos. A libertação desta provisão deveu-se à subida das taxas da divida publica portuguesa criando volatilidade nas contas da empresa que não reflete verdadeiramente o desempenho do negócio.
Por outro lado, o aumento das taxas de juro e dos spreads de crédito teve também um efeito negativo no valor dos ativos financeiros e no valor patrimonial líquido em junho de 2022.
“Estou satisfeito com a resiliência do nosso negócio em mercados tão difíceis, que nos permite continuar a concentrar-nos nos nossos clientes, apoiar os nossos distribuidores e construir as nossas operações. Estamos a fazer bons progressos na preparação da abertura da nossa filial em Itália, e esperamos encerrar a aquisição da unidade de negócios da Zurich até ao final do ano”, afirma Matteo Castelvetri, CEO da GamaLife.
Consulte AQUI o Relatório & Contas do 1º Semestre de 2022
Acerca da GamaLife
A GamaLife é uma plataforma pan-europeia de gestão de seguros de vida e de património fundada em 2019 e que atua sobretudo nas áreas da tecnologia e sustentabilidade.
Em Portugal, o volume de negócios total da Companhia em 2021 ascendeu a 602,6 milhões de euros. No final de 2021, a GamaLife era a quinta maior seguradora do País no Ramo Vida com uma quota de mercado de prémios de 7,8%.
A GamaLife tem como missão servir o cliente final nas suas preocupações de proteção e poupança; servir os canais de distribuição com níveis de excelência de serviço e consolidar o negócio e a sua estrutura organizacional, acrescentando valor para os acionistas e colaboradores.
Para mais informações consulte www.gamalife.pt ou contacte:
Hugo Real | hr@cunhavaz.com | 927 997 948 (Press)
José Coelho | jc@cunhavaz.com | 966 372 554 (Press)
investidor@gamalife.pt (Investidores)