A GamaLife encerrou o ano de 2021 com uma produção total de 602,6 milhões de euros, um crescimento de 108% (o segundo maior entre as seguradoras do mercado nacional), justificado, sobretudo, pelo aumento significativo do negócio unit linked. A Companhia fechou o exercício com uma produção de 529 milhões de euros nos Contratos de Investimento, o que representa um crescimento de 373% face ao ano anterior (o maior verificado entre todas as seguradoras).
Os resultados de 2021 permitiram à GamaLife reforçar o 5º lugar do ranking nacional de seguradoras, com a sua quota de mercado a passar de 6,3% em 2020 para 7,8% em 2021. A evolução da Companhia foi ainda mais positiva nos seguros ligados a Fundos de Investimento (unit linked), onde obteve uma quota de mercado de 11,3% (5,7% em 2020).
Entre janeiro e dezembro de 2021, a GamaLife registou um resultado positivo, influenciado por alguns fatores irrepetíveis, de 42,5 milhões de euros, um valor que compara com o prejuízo de 45,8 milhões de euros registado no período homólogo. Números que comprovam o sucesso das medidas de gestão implementadas pela administração da Companhia desde a sua aquisição, em outubro de 2019. Entre os principais fatores que influenciaram positivamente o resultado de 2021, referência para os efeitos do run-off da carteira de produtos com elevadas taxas garantidas, para a alteração do mix de novos produtos, para os ganhos de investimento resultantes de uma gestão proativa dos ativos livres, assim como o movimento registado nas provisões para compromissos de taxa (Liability Adequacy Test).
Alguns dos fatores acima mencionados são, contudo, irrepetíveis, pelo que a Companhia reconheceu um resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações normalizado (EBITDA ajustado) de 19,7 milhões de euros (prejuízo de 4,6 milhões de euros em 2020).
Do lado dos custos, destaque para a subida dos gastos operacionais, nomeadamente nos encargos com fornecedores e serviços externos, um aumento explicado, entre outros fatores, pela conclusão da separação operacional do Novobanco, que fez subir os custos em TI, pelo investimento em projetos de expansão e desenvolvimento da GamaLife e também por novas contratações chave.
“Durante 2021, investimos fortemente no nosso negócio e autonomia, estando próximos da conclusão da nossa separação operacional, fizemos uma atualização completa dos nossos sistemas core e inaugurámos a nossa nova sede em Lisboa”, afirma Matteo Castelvetri, CEO da GamaLife”
“Alcançámos muito num curto período de tempo, apesar das dificuldades criadas pela pandemia de Covid-19”, sublinha Matteo Castelvetri, que traça o rumo para 2022 e anos seguintes: “Se a recuperação económica pós-Covid era já um determinante a ter em conta no que toca ao nosso desempenho no futuro, a atual situação da Ucrânia apresenta-se como um desafio ainda maior, cujas consequências para as economias europeias e mercados financeiros estão ainda por apurar. Apesar destes obstáculos, a GamaLife continuará a gerir a carteira de ativos de forma prudente e equilibrada. Embora a capacidade de nos adaptarmos a ambientes difíceis seja elevada, o nosso crescimento depende do bem-estar dos nossos colaboradores e dos nossos clientes, assim como de uma economia aberta. Para acelerar o crescimento, continuamos a olhar para as oportunidades de aquisição com o apoio dos nossos acionistas”, conclui.
Já em 2022, a Companhia anunciou um acordo para a aquisição de uma unidade de negócios da Zurich Investments Life em Itália, envolvendo uma carteira de produtos do ramo Vida e pensões representadas por ativos de 8,4 mil milhões de euros.
Consulte AQUI o Relatório & Contas de 2021
Acerca da GamaLife
A GamaLife é uma plataforma pan-europeia de gestão de seguros de vida e de património fundada em 2019 e que atua sobretudo nas áreas da tecnologia e sustentabilidade.
Em Portugal, o volume de negócios total da Companhia em 2021 ascendeu a 602,6 milhões de euros. No final de 2021, a GamaLife era a quinta maior seguradora do País no Ramo Vida com uma quota de mercado de prémios de 7,8%.
A GamaLife tem como missão servir o cliente final nas suas preocupações de proteção e poupança; servir os canais de distribuição com níveis de excelência de serviço e consolidar o negócio e a sua estrutura organizacional, acrescentando valor para os acionistas e colaboradores.
Para mais informações consulte www.gamalife.pt ou contacte:
Hugo Real | hr@cunhavaz.com | 927 997 948 (Press)
José Coelho | jc@cunhavaz.com | 918 928 941 (Press)
investidor@gamalife.pt (Investidores)